Trump diz que sua ameaça de bombardeio fez regime do Irã desistir de enforcar dissidentes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (20) que, graças a ele, o Irã desistiu de enforcar dissidentes durante as manifestações contra o regime no início do ano.
Segundo o republicano, o regime dos aiatolás estaria se preparando para enforcar 873 manifestantes, “muitos deles em praça pública”. Após ele ameaçar um ataque contra o país caso tais punições ocorressem, porém, Teerã cancelou as execuções.
Mais cedo, Trump voltou a dizer que está considerando um ataque militar ao país. Atualmente, Teerã e Washington negociam um acordo que limite o programa nuclear iraniano.
“Acho que posso dizer que estou considerando”, afirmou o republicano, que vem pressionando o governo iraniano por um novo acordo sobre o programa nuclear do país.
Nesta quinta-feira (19), na reun
Trump fala sobre o tarifaço — Foto: Kevin Lamarque/Reuters
O presidente Donald Trump anunciou novas taxas globais de 10% após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar, nesta sexta-feira (20), o tarifaço imposto por ele em abril passado.
O anúncio foi feito na rede Truth Social, paralelamente à coletiva de imprensa do republicano sobre a decisão do tribunal americano.
Leia abaixo o texto postado por Trump:
“Para mostrar o quão ridícula é a decisão, a Corte disse que eu não posso cobrar nem US$ 1 de qualquer país com base na IEEPA — imagino que para proteger outros países, não os Estados Unidos, que é quem eles deveriam querer proteger. Mas eu posso cortar todo e qualquer comércio ou negócio com esse mesmo país, até impor um embargo devastador, e fazer qualquer outra coisa que eu queira c
Fontes
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/02/20/trump-diz-que-sua-ameaca-de-bombardeio-fez-regime-do-ira-desistir-de-enforcar-dissidentes.ghtml
- https://g1.globo.com/economia/noticia/2026/02/20/que-falta-de-logica-e-essa-leia-texto-completo-em-que-donald-trump-reage-a-suprema-corte-e-anuncia-tarifa-global-de-10percent.ghtml
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
