Notícia

O cientista que trocou a USP pela Amazônia para criar fazendas de gado que ajudam a reduzir desmatamento

Por Publicado Atualizado

O cientista que trocou a USP pela Amazônia para criar fazendas de gado que ajudam a reduzir desmatamento
– Author, Veronica Goyzueta
– Role, De São Paulo (SP) para a BBC News Brasil
– Tempo de leitura: 9 min
A estabilidade de um trabalho concursado e o prestígio de uma carreira acadêmica consolidada e internacional não foram suficientes para manter o veterinário Luís Fernando Laranja Fonseca no cargo de professor e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP).
A distância entre a teoria científica e a realidade do desmatamento da Amazônia era tão incômoda que ele decidiu, em 2002, pedir demissão do cargo.
Fonseca tinha 35 anos quando se mudou com a esposa e um filho de apenas seis meses para Alta Floresta, uma pequena cidade no interior do Mato Grosso, na linha de frente do desmatamento.

Vídeos que viralizaram nas redes sociais nos últimos dias mostram um grupo de jovens abordando flanelinhas em diferentes regiões de São Paulo, como Brás, Rua 25 de Março e entorno do Parque do Ibirapuera.
Nas gravações, os integrantes afirmam estar “expulsando” guardadores de carros das vias públicas. Em outro vídeo, um “guardador de carro” chega a ser detido por civis, que acionam policiais na sequência.
A atuação de civis contra flanelinhas não se restringe a grupos organizados nas redes sociais. No último dia 6, um episódio envolvendo uma autoridade pública também ganhou repercussão em São Paulo.
O subprefeito da Lapa, Paulo Telhada, policial militar e ex-comandante da Rota, participou diretamente da prisão de ao menos cinco guardadores de carros acusados de extorquir motoristas na Praç

Fontes

Fontes:

Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.

Encontrou algo a corrigir? Avise a redação.