Anatel alerta: Brasil corre risco de “apagão de dados” a qualquer momento

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) voltou a alertar o governo federal sobre os riscos da concentração de data centers em grandes cidades brasileiras, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).
O presidente do conselho diretor da autarquia, Carlos Baigorri, afirmou, nesta quinta-feira (16), que a dispersão desses centros de processamento de dados pelo território nacional é essencial para garantir maior segurança ao sistema de dados do país.
“Quando você coloca todos os ovos numa mesma cesta e tem um problema, isso tem uma repercussão muito grande para todo o país”, disse Baigorri à Reuters (e repercutido pelo g1) após participar de um evento na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O dirigente destacou que a concentração da infraestrutura digital aumenta a vulnerabilid
Com restrição chinesa, Brasil vê oportunidade no setor de minério
Ministro de Minas e Energia afirma que Brasil tem “grande potencial” e pode se beneficiar com maior controle da China sobre exportações
O Brasil pode se beneficiar das recentes medidas da China que aumentam o controle sobre as exportações de terras raras, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). O país possui “abundância” desses minerais críticos e estratégicos, como terras raras, cobre e urânio, o que abre uma janela de oportunidade para fortalecer sua posição no mercado global.
“O Brasil tem terras raras em abundância, tem ouro, tem cobre, tem urânio, tem os minerais críticos e estratégicos em abundância. Portanto, abre uma janela de oportunidade muito grande para a gente”, disse durante entrevista
Fontes
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
