Notícia

Tarcísio busca reabilitação no STF após ataques no Sete de Setembro

Por Publicado Atualizado

Contexto

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), busca reabilitação no Supremo Tribunal Federal (STF) após ataques publicados em sua conta do Sete de Setembro, em 12 de setembro. O evento, que celebra o aniversário da Constituição, é marcado por manifestações pró-governo e críticas a instituições como o STF.

Tarcísio foi convidado para a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do STF em 29 de setembro, mas decidiu não comparecer. O gesto gerou descontentamento entre os bolsonaristas, que vêm pressionando por uma aproximação com o governador.

A reunião, marcada para a tarde desta terça-feira, 28 de setembro, contará com a presença do novo ministro Kassio Nunes Marques. Além disso, Tarcísio também será recebido por Fachin em uma conversa que abordará um litígio bilionário entre o Estado de São Paulo e a Rodopetro Distribuidora de Petróleo.

Repercussão

A visita do governador à Corte é vista como um sinal de despedida das críticas ao STF. No entanto, o governador já havia se distanciado do bolsonarismo em julho deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a trama golpista.

De acordo com informações da InfoMoney, o governo paulista quer reverter uma situação judicial no STF que envolve a Rodopetro Distribuidora de Petróleo, uma empresa do grupo JBS. A companhia conseguiu uma liminar para suspender o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Ao longo dos últimos meses, Tarcísio tem se esforçado para manter um diálogo com os ministros do STF. A reunião com Fachin na próxima terça-feira é vista como uma oportunidade de retomar essa relação.

O que vem agora

A aproximação entre Tarcísio e o STF não se limita à discussão sobre ICMS. O governador também tem planejado uma visita ao ministro Fachin em outubro, quando deverá discutir um projeto de lei que propõe a criação do Fundo Estadual de Investimentos.

Com essa estratégia, o governo paulista busca não apenas reverter a situação judicial, mas também fortalecer sua presença no STF. O ministro Fachin é considerado uma figura importante para o Estado de São Paulo, dada a quantidade de recursos que passam por julgamentos na Corte.

Outros passos do governo paulista incluem a defesa da proposta de lei do Fundo Estadual de Investimentos e a discussão sobre a gestão dos recursos públicos no estado. Essas conversas são essenciais para garantir o apoio do STF à política econômica do governador.

Além disso, Tarcísio busca manter um bom relacionamento com Kassio Nunes Marques, outro ministro nomeado por Jair Bolsonaro. A aproximação entre os dois é vista como uma oportunidade de fortalecer a presença do governo paulista na Corte.

Fontes

Fontes

Fontes:

Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.

Encontrou algo a corrigir? Avise a redação.