Horas após apagão, ministro de Minas e Energia descarta horário de verão neste ano

Horas após apagão, ministro de Minas e Energia descarta horário de verão neste ano
Ministro disse que país está “em condição de segurança energética completa e absoluta”
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou a possibilidade de implementar o horário de verão neste ano. A declaração foi dada nesta terça-feira (!4/10), horas após o apagão que atingiu o Distrito Federal e ao menos 18 estados durante a madrugada.
“Nós estamos completamente seguros que nós não precisamos do horário de verão este ano […] Nós teríamos a coragem de implementar, caso necessário”, disse Silveira no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Veja as fotos
Leia Também
O horário de verão, medida que foi suspensa em 2019, prevê o adiantamento dos relógios em uma hora com o
Em julho deste ano, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou um aumento no déficit de potência no Brasil, o que significa que falta capacidade para geração de energia instantânea. Neste cenário, a volta do horário de verão foi uma alternativa estudada para dar conta da demanda.
Agora, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a decisão final do governo brasileiro sobre o tema. Segundo ele, não haverá necessidade de adotar a medida e o horário de verão não irá retornar, pelo menos em 2025.
Não há risco de falta de energia
Nesta terça-feira (14), o ministro explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para discutir a segurança energética nacional. No último encontro, as autoridades concluíram que não há risco de falta de energia
Fontes
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
