Riscos do álcool à saúde aumentam após uma dose por dia, aponta estudo

Publicidade
Um estudo do governo dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira (9) concluiu que os riscos à saúde ligados ao consumo de álcool começam já a partir de uma dose por dia. O relatório virou alvo de controvérsia depois de provocar reação da indústria de bebidas alcoólicas.
Segundo os pesquisadores, com uma dose diária já há aumento no risco de morte prematura por doença ou lesão diretamente atribuída ao álcool, embora o patamar ainda seja baixo: 1 em cada 1.000 pessoas. Esse risco, porém, salta para 1 em 25 entre aqueles que consomem duas doses por dia — um nível que durante muito tempo foi considerado seguro para homens, de acordo com o estudo publicado no Journal of Studies on Alcohol and Drugs.
O Alcohol Intake and Health Study (Estudo sobre Consumo de Álcool e Saúde) foi um
Fontes
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
