Após aprovação de lei, Venezuela recebe mais de 1,5 mil pedidos de anistia em três dias

A Venezuela já recebeu mais de 1.550 pedidos com base na nova lei de anistia aprovada pela Assembleia Nacional, informou neste sábado (21) o presidente do Legislativo, Jorge Rodríguez, em entrevista à televisão estatal. Segundo ele, centenas de detidos estão sendo libertados desde a promulgação da norma.
A lei foi aprovada na quinta-feira (19), em segunda e última votação, por unanimidade no Parlamento controlado pelo chavismo, e já foi promulgada pela presidente interina Delcy Rodríguez. A tramitação ocorreu em meio ao quinto dia de greve de fome de familiares de presos políticos.
Segundo a agência de notícias Reuters, organizações de direitos humanos afirmam que a medida é limitada e não garante alívio suficiente para centenas de pessoas classificadas como presas políticas no país.
Presi
Novas tarifas globais de Trump: como funcionam e o que acontece agora?
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21/2) que elevará as tarifas globais de importação para 15%.
O anúncio foi feito em uma postagem na Truth Social, menos de 24 horas após informar que usaria um novo instrumento legal para aplicar uma tarifa de 10% sobre produtos importados, com efeito imediato.
Trump introduziu tarifas sobre produtos que entram nos Estados Unidos provenientes da maioria dos países do mundo.
O presidente americano argumenta que os impostos vão impulsionar a indústria doméstica e criar empregos. Críticos, porém, alertam para aumento de preços ao consumidor e impactos negativos sobre a economia global.
Na sexta-feira (20/2), a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou al
Com deportações em alta, imigrantes ampliam envio de dinheiro ao Brasil
Transferências atingiram maior valor em 5 anos; temor de novas medidas impulsionam antecipação de repasses no 1º ano de retorno de Trump ao governo
As transferências pessoais –envio de dinheiro de pessoa física para outra pessoa física– de brasileiros nos Estados Unidos alcançaram US$ 2.252 bilhões em 2025, alta de 3,21%. É o maior valor enviado por imigrantes nos últimos 5 anos, de acordo com os dados do BC (Banco Central).
No 1º ano de retorno de Donald Trump ao governo, as remessas dos Estados Unidos ao Brasil cresceram apesar da queda de 11,18% do dólar na contramão do padrão histórico e do fluxo global. As remessas totais somaram US$ 4.227 bilhões em 2025 –recuo de 0,45% ante o ano anterior.
Na avaliação do CEO da
Fontes
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/02/21/apos-aprovacao-de-lei-venezuela-recebe-mais-de-15-mil-pedidos-de-anistia-em-tres-dias.ghtml
- https://www.bbc.com/portuguese/articles/cr45w090x44o?at_medium=RSS&at_campaign=rss
- https://www.poder360.com.br/poder-economia/com-deportacoes-em-alta-imigrantes-ampliam-envio-de-dinheiro-ao-brasil/
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
