Notícia

Como os protestos da Geração Z na Ásia mostram o poder das redes sociais — e seus limites

Por Publicado Atualizado

Jovens na Ásia estão furiosos com o que consideram uma corrupção endêmica em seus países — Foto: Getty Images via BBC
Foi o casamento da filha de um político nepalês que despertou a raiva de Aditya.
Em maio, o jovem ativista de 23 anos navegava pelas redes sociais quando leu que a ostentosa cerimônia de casamento tinha provocado congestionamentos enormes na cidade de Bhaktapur.
O que mais o irritou foram as reclamações de que a maior estrada estava bloqueada por horas para convidados VIP, entre eles, o primeiro-ministro do Nepal.
Embora essas alegações nunca tenham sido verificadas, e o político em questão tenha negado que sua família tenha feito uso indevido de recursos do estado, Aditya já estava decidido.
Era “realmente inaceitável”.
Nos meses seguintes, ele passou a ver mais e mais pos

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, falou nesta quinta-feira (25) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em que líderes dos 193 países membros da ONU discursam no plenário da assembleia, em Nova York.
Em fala por videoconferência — após ter visto negado pelo governo Donald Trump, anfitrião do evento —, Abbas disse que “não haverá paz” enquanto não houver um Estado da Palestina. Mas também condenou e desafiou o grupo terrorista Hamas e se disse “pronto para trabalhar” com Trump, maior aliado de Israel. O presidente palestino defendeu ainda convivência pacífica com o Estado de Israel e criticou a campanha israelense em Gaza (“um crime de guerra e contra a humanidade”, disse).
➡️ A Autoridade Palestina foi criada para gerir politicamente os territórios pa

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (à esquerda), e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. — Foto: REUTERS/Alina Smutko/File Photo/Maxim Shemetov
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que autoridades da Rússia vão “precisar saber onde estão os abrigos antiaéreos mais próximos” se Vladimir Putin não terminar com a guerra contra seu país. Em resposta, o governo russo ameaçou com “armas que bunker nenhum protege”.
“Se não pararem com a guerra, eles vão precisar saber onde ficam os abrigos antiaéreos. Eles precisam saber disso”, disse Zelensky ao site americano “Axios” em entrevista publicada nesta quinta-feira (25).
Ao “Axios”, Zelensky disse que pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um novo sistema de armas que, segundo ele, aceleraria o fim da guerra e fo

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, afirmou nesta quinta-feira (25) durante discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que não haverá paz no Oriente Médio se não houver um Estado palestino.
Abbas discursou em um desafio ao governo de Donald Trump, que havia proibido seu visto de entrada para os EUA semanas antes da assembleia, que ocorre na sede da ONU em Nova York nesta semana. Ele falou por videoconferência, respaldado pela maioria dos membros das Nações Unidas.
“Quero deixar uma mensagem clara: não se pode alcançar paz sem Justiça, e a Justiça só será feita quando houver um estado da Palestina”, declarou.
Rival político do Hamas, Mahmoud Abbas também criticou o ataque do grupo terrorista a Israel em 7 de outubro de 2023, que iniciou a guerra na

Os ataques aéreos dos Estados Unidos contra supostos barcos de tráfico de drogas no mar do Caribe são um “ato de tirania”, disse o presidente colombiano Gustavo Petro à BBC.
O presidente colombiano disse que deve haver processos criminais contra autoridades americanas caso as investigações revelem que colombianos foram mortos nos ataques.
O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou os ataques, que supostamente mataram 17 pessoas desde que começaram neste mês, como necessários para interromper o fluxo de fentanil e outros narcóticos ilegais para os EUA.
No entanto, especialistas jurídicos e legisladores questionam se os ataques não teriam violado leis internacionais de direitos humanos.
“Por que lançar um míssil se você pode simplesmente parar o barco e prender a tripulação?”, disse Pet

Fontes

Fontes:

Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.

Encontrou algo a corrigir? Avise a redação.