‘Groenlândia escolheu a Dinamarca’, diz primeiro-ministro do país em meio a tensões com os Estados Unidos

Vista de casas em Nuuk, na Groenlândia, em 22 de junho de 2025 — Foto: Kwiyeon Ha/AP Photo/Arquivo
“A Groenlândia escolheu a Dinamarca em vez dos Estados Unidos”, disse o primeiro-ministro da ilha ártica, Jens-Frederik Nielsen, em uma coletiva de imprensa em Copenhague nesta terça-feira (13).
A ilha, que é a maior do planeta, está sob “ataques” do presidente americano Donald Trump desde o primeiro mandato do republicano. As investidas aumentaram desde que ele assumiu a Casa Branca novamente no ano passado.
Nesta segunda-feira (12), o governo groenlandês declarou que a Groenlândia não aceitará “sob nenhuma circunstância” a possibilidade dos Estados Unidos se apoderarem da ilha e intensificará seus esforços para garantir sua defesa por parte da Otan.
“Os Estados Unidos reiteraram o seu desej
Fontes
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
