CPI do Crime Organizado deve votar convocação do ministro Dias Toffoli, do STF

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou que os integrantes da CPI devem votar a convocação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, no dia 24 de fevereiro, após o carnaval.
A declaração foi dada em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews. Segundo o senador, a decisão de levar a pauta foi tomada pelo presidente da comissão, que é o Fabiano Contarato (PT-ES).
Entre os temas em debate está a empresa Maridt, da qual Toffoli e seus irmãos são sócios e fizeram negócios com relação ao Master.
O parlamentar afirmou que há quatro grandes temas sobre o crime organizado e que eles têm correlações: emendas parlamentares, Carbono Oculto (que envolve o PCC e fintechs), fraude no INSS e Banco Master.
“Quando você olh
Toffoli deixa Master, mas não estanca sangria do STF
A saída de Dias Toffoli da relatoria do caso Master pode até reorganizar a investigação sobre a fraude bancária, tornando o ambiente mais técnico e menos sujeito a canetadas pouco usuais do ministro/investigador, mas não estanca a sangria de imagem do Supremo Tribunal Federal.
A corte atravessa um dos piores momentos de legitimidade na história, com críticas da direita à esquerda. Pressionado pelos pares, Toffoli se afastou da relatoria, com a garantia de que todos os seus atos até aqui são válidos. Mas o caminho ainda assim é traumático e não encerra a crise.
“O Supremo está doente”, afirma o professor de Direito Penal da USP, Gustavo Badaró. “É necessário um controle maior das relações comerciais e privadas dos ministros. Eu acho que o
Fontes
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
