Cientistas descobrem que o asteroide que acabou com os dinossauros causou um grande surgimento de cogumelos há 66 milhões de anos

A violenta queda do asteroide que dizimou os dinossauros há 66 milhões de anos transformou a face da Terra de forma radical. O impacto massivo suspendeu poeira, gerando um longo e sombrio período de escuridão total. Esse cenário desolador acabou abrindo espaço para o surgimento de um inesperado império dos cogumelos.
Como surgiu o império dos cogumelos após a grande extinção?
A densa cortina de poeira bloqueou a luz solar por anos no planeta inteiro, impossibilitando a fotossíntese vegetal. Conforme um importante estudo publicado na PNAS, a falta de luz solar provocou a morte imediata das florestas tropicais. Esse imenso acúmulo de matéria orgânica vegetal sem vida gerou o substrato perfeito para a proliferação dos fungos decompositores.
Aproveitando a ausência de grandes animais herbívoro
Fontes
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
