Cientistas encontram ondas de rádio sob o gelo antártico

Enterrado a 200 metros sob o gelo da Antártida, um detector projetado para caçar neutrinos encontrou algo inesperado – e igualmente valioso. O Askaryan Radio Array (ARA) registrou 13 sinais de ondas de rádio que não vieram das evasivas “partículas fantasmas”, mas sim de raios cósmicos de alta energia. A descoberta, publicada na Physical Review Letters, confirma um efeito previsto pelo físico Gurgen Askaryan em 1962 e abre novas possibilidades para o estudo do universo extremo.
Askaryan teorizou que, quando uma partícula de alta energia colide com um meio denso (como gelo ou rocha), ela gera uma cascata de partículas secundárias. Essa avalanche produz um excesso de elétrons, gerando um pulso de radiação em radiofrequência – hoje conhecido como efeito Askaryan. A assinatura já havia sido obs
Fontes
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
