Sempre culparam o cérebro por 90% das pessoas serem destras, mas Oxford descobriu a resposta em outro lugar

Durante séculos, a ciência tentou desvendar por que a maioria da população mundial utiliza preferencialmente o lado direito do corpo. Recentemente, cientistas descobriram que a preferência pela mão direita não surgiu de comandos cerebrais exclusivos, mas sim de uma transformação física dos nossos ancestrais. Essa descoberta revolucionou a antropologia biológica.
Como surgiu a preferência pela mão direita na evolução?
Segundo um inédito estudo de Oxford publicado na PLOS Biology, essa assimetria começou quando os hominídeos passaram a caminhar de forma ereta. Essa mudança postural liberou os braços da locomoção primária, exigindo uma rápida adaptação biomecânica corporal para a manipulação diária de ferramentas rudimentares na savana africana antiga.
Ao adotar a postura bípede, a necessidad
Fontes
- —
Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.
