Notícia

Vicente Vilardaga

Por Publicado Atualizado

De 1970 a 1980 não havia bairro de classe média em São Paulo que não tivesse sua gangue, dedicada a arrumar brigas nas ruas e em festas para as quais seus integrantes não haviam sido convidados, depredar patrimônio público e privado e praticar bullying contra quem não fizesse parte do grupo.
A mais famosa delas foi a Turma do Barão, que se concentrava em frente aos edifÃcios Barão de Ladário e Barão de Laguna, em Perdizes, na esquina das ruas Ministro Godói e Doutor Homem de Melo.
Boa parte de seus membros era estudante do colégio Batista Brasileiro. Ela começou a se formar em 1973, como um time de futebol, e, aos poucos, conquistou dezenas de adeptos para praticar ações truculentas como forma de lazer.
Em seu estudo “Trajetórias Violentas e Origem Social dos Jovens: o Ca

Fontes

Fontes:

Este artigo foi redigido com apoio de ferramentas de IA e revisado por nossa equipe. Citamos as fontes originais e seguimos as políticas do Google Notícias.

Encontrou algo a corrigir? Avise a redação.